Prefeitura orienta moradores sobre multas e indicação de condutor online

Procedimento, que agora é realizado exclusivamente online, permite informar quem de fato estava conduzindo o veículo no momento da infração

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, orienta a população sobre as mudanças na indicação de condutor. A partir deste ano, o procedimento passou a ser exclusivamente online.

O processo, que permite informar quem estava conduzindo o veículo no momento da infração, agora é realizado somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria nacional de Trânsito (SENATRAN).

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Roberto Daher, a mudança visa facilitar o processo de indicação. “Agora, os motoristas de todo o estado podem realizar a indicação de condutor sem sair de casa, utilizando a plataforma online disponibilizada pelo Detran e eliminando a necessidade de deslocamento até uma unidade física”, pontua.

COMO FUNCIONA

De acordo com o site oficial do Detran SP, o proprietário do veículo e o real condutor infrator devem possuir a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou estarem logados no Portal da Senatran. Ambos precisam ter selo prata ou ouro no sistema Gov.br

O proprietário do veículo deve acessar a CDT ou o Portal de Serviços da Senatran e, no local, indicar o nome e o CPF do real condutor no momento da infração. Este também deve realizar o mesmo procedimento, confirmando a indicação em relação à infração selecionada.

O prazo para a indicação do real infrator é de 30 dias, contados a partir da data de notificação da infração (primeiro aviso sobre a multa cometida).

PESSOAS JURÍDICAS

A indicação de real condutor infrator para veículos cujos proprietários sejam pessoas jurídicas (CNPJ) é obrigatória, sob pena da imposição de mais uma autuação relativa à ausência de identificação do infrator. Nesse caso, a indicação poderá ser feita pelo órgão autuador.

Já em multas do município, a indicação poderá ser feita pessoalmente no Departamento de Trânsito, via correio, ou de forma online pelo site oficial da Prefeitura, através do link: <https://arturnogueira.sp.gov.br/site/transito-facil/>.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira

Previous Ecoponto móvel estará no bairro Vista Alegre nesta sexta

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo